Skip to content
  • Departamento
  • Ensino
  • Estudar
  • Investigação
  • Notícias
Menu
  • Departamento
  • Ensino
  • Estudar
  • Investigação
  • Notícias
Procurar
Close this search box.

Ensino

A oferta formativa do departamento de Biologia compreende os três ciclos de ensino superior e ainda a formação contínua. Esta oferta formativa engloba cursos coordenados unicamente pelo DBIO, como o curso de Biologia, ou em articulação próxima com outros Departamentos/Instituições de Ensino Superior e Unidades de Investigação. 

1º Ciclo - Licenciaturas

Group 2 Copy 15 Licenciatura em Biologia
Licenciatura em Biologia

Licenciatura em Biologia

Detalhes

Saídas Profissionais

Ambiente e Gestão de Recursos Biológicos; Saúde e Análises Forenses; Indústrias Alimentar, Farmacêutica e Biotecnológicas; Produção Animal e Vegetal; Divulgação em Ciência; Investigação e Ensino.

Director do Curso

António Paulo Carvalho

Contacto

lic.bio.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
A Licenciatura em Biologia fornece formação teórica e prática (laboratorial e de campo) nas áreas fundamentais da Biologia, incluindo Biodiversidade, Biologia Humana, Ecologia, Evolução, Fisiologia, Genética e Microbiologia, abordando aspetos clássicos e modernos decorrentes da Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Biotecnologia. Complementarmente, o plano de estudos disponibiliza ainda um conjunto de unidades curriculares opcionais em diversas áreas aplicadas da Biologia, o que permite aos estudantes selecionar unidades curriculares nas áreas da sua preferência e construir o seu próprio percurso.
Group 2 Copy 15 Licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal
Licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal

Licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal

Detalhes

Em colaboração com a UTAD

Saídas Profissionais

Um licenciado em Engenharia e Biotecnologia Florestal pode desempenhar funções ligadas a atividades técnicas, de investigação e de consultoria, em entidades públicas ou privadas, incluindo associações de produtores e/ou proprietários florestais, empresas de gestão e planeamento de recursos naturais, gabinetes de projeto e de consultoria, indústria biotecnológica, indústrias florestais, instituições de ensino superior, instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, serviços centrais e regionais da administração pública, autarquias e comunidades intermunicipais.

Director do Curso

João Honrado

Contacto

lic.ebf.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
A licenciatura em Engenharia e Biotecnologia Florestal é uma aposta inovadora de formação interuniversitária, oferecida em parceria pela UTAD e pela UPorto, que combina a engenharia florestal com a biologia e a biotecnologia, apostando na Transição Verde e Digital. O plano de estudos combina o conhecimento do setor florestal com ferramentas na fronteira do desenvolvimento tecnológico, como as ómicas, as biotecnologias ou a observação remota da Terra. Esta nova licenciatura forma técnicos qualificados para valorizar a Floresta no quadro dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Em colaboração com a UTAD

1º Ciclo - Licenciaturas com participação

Group 2 Copy 15 Licenciatura em Arquitetura Paisagista
Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

Cláudia Fernandes

Contacto

lic.ap.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Arquitetura Paisagista é uma área de conhecimento interdisciplinar que combina Ciência e Arte. Sustenta-se nas ciências naturais, sociais e tecnológicas, nas artes e humanidades. A paisagem é a matéria de estudo e intervenção. Os arquitetos paisagistas planeiam, projetam e gerem os espaços exteriores onde as pessoas vivem, trabalham e se recreiam, harmonizando valores estéticos, funcionais e ambientais. Os trabalhos vão desde o ordenamento, a conservação e a gestão de grandes e complexas paisagens, naturais e culturais, até à conceção das praças, parques e jardins das nossas cidades. Os arquitetos paisagistas desenvolvem capacidades para planear e projetar paisagens ecológica, social e economicamente sustentáveis, com vista à promoção da qualidade de vida das comunidades humanas, da qualidade do meio ambiente e da biodiversidade.
Group 2 Copy 15 Licenciatura em Bioinformática
Licenciatura em Bioinformática

Licenciatura em Bioinformática

Detalhes

Saídas Profissionais

– Atividades Científico-Tecnológicas em Laboratórios de Instituições de Saúde (p.ex. centros hospitalares e institutos de saúde pública) – Atividades Científico-Tecnológicas de I&D ou de transferência de tecnologia em empresas (p.ex. desenvolvimento de software, farmacêuticas, centros de diagnóstico) – Atividades de Consultoria e Análise de Dados Biomédicos – Investigação Científica em Universidades ou Centros de Investigação

Director do Curso

Pedro Ferreira

Contacto

pre.graduacao@fc.up.pt
SABER MAIS
A Bioinformática é uma disciplina na interface das revoluções em curso na Biologia e Ciência de Computadores. Tem como objetivo analisar e compreender dados biológicos e biomédicos, em particular ao nível celular e molecular. Envolve o desenvolvimento e a aplicação de algoritmos e ferramentas computacionais, nomeadamente de inteligência artificial e machine learning, para organizar, analisar e extrair informações relevantes de grandes conjuntos de dados biológicos, contribuindo para avanços em áreas como a genómica e outras ómicas, genética, biologia de sistemas, patologia, ecologia, evolução, epidemiologia, entre outras. Uma forte aposta na especialização em Bioinformática e Biologia Computacional ao nível da licenciatura, que resulta de uma estratégia conjunta da FCUP, da FFUP, e do ICBAS, em estreita parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Porto e com um conjunto de centros de investigação e empresas. Para responder a esta ambição, a estrutura curricular do curso permite adquirir conhecimentos e competências transversais à bioquímica e biologia, matemática, ciências de computação, inteligência artificial e ciência de dados.
Group 2 Copy 15 Licenciatura em Bioquímica
Licenciatura em Bioquímica

Licenciatura em Bioquímica

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

Vitor Costa

Contacto

lic.bq.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
A formação de profissionais detentores de uma sólida base de conhecimentos fundamentais na área da Bioquímica, criando competências científicas e tecnológicas que permitam: a) a equivalência a Ciclos lecionados por instituições europeias de ensino do mesmo grau; b) à continuação, com razoável autonomia, para uma formação avançada em Bioquímica, ou em ciências afins, em cursos de 2º ciclo de estudos em instituições europeias; c) o seu acesso imediato ao mercado de trabalho.
Group 2 Copy 15 Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente
Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

António Guerner Dias

Contacto

lic.cta.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Proporcionar formação multidisciplinar e interdisciplinar que permita desenvolver uma compreensão científica dos processos ambientais e dos ecossistemas, e do modo como são afetados por fatores como a poluição do ar, da água e do solo. No 3º Ano, o Projeto permitirá ao aluno desenhar, com autonomia, uma proposta de projeto que, se for viável e inovadora, poderá abrir oportunidades interessantes de emprego ou autoemprego no futuro. O aluno poderá também prosseguir estudos de segundo ciclo em diversas áreas, incluindo Ciências e Tecnologia do Ambiente.
Group 2 Copy 15 Licenciatura em Engenharia Agronómica
Licenciatura em Engenharia Agronómica

Licenciatura em Engenharia Agronómica

Detalhes

Saídas Profissionais

Os licenciados em Engenharia Agronómica, formação centrada em engenharia agronómica, pelos seus conhecimentos em fisiologia das plantas e animais, competências em gestão do agro-sistema e compreensão da dinâmica do ecossistema agrícola, estão aptos a integrar posições de engenheiro agrónomo em empresas de produção primária vegetal ou animal ou de consultoria assim como serviços ou entidades de relação da agricultura com o ambiente, indústria e desenvolvimento rural. Poderão ainda ingressar em formação de 2ºciclo nomeadamente no Mestrado em Engenharia Agronómica e Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ou outros. Os licenciados em Engenharia Agronómica, formação complementar em Tecnologia e Ciência Alimentar, pela sua formação em microbiologia, química alimentar, qualidade e segurança alimentares e domínio das tecnologias de processamento e conservação dos alimentos, assim como noções de marketing e gestão, ficarão aptos a exercer funções em empresas dos setores da transformação, distribuição e comercialização de produtos alimentares e de serviços de apoio à indústria alimentar (empresas de consultadoria, laboratórios de análise, empresas de embalagem, ou outras.). Alternativamente, os licenciados poderão prosseguir estudos de 2º ciclo, no Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar, Mestrado em Viticultura e Enologia e no Mestrado Erasmus Mundus em Vinho, Turismo e Inovação (WINTOUR) ou outros.

Director do Curso

Albano Beja Pereira

Contacto

lic.ea.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O 1º ciclo em Engenharia Agronómica tem como objetivo dotar o estudante de uma sólida formação ancorada nas ciências de base da Agronomia, com um percurso centrado na Produção Agrária ou um percurso alternativo centrado na Tecnologia e Ciência Alimentar, de modo a criar e consolidar competências indispensáveis a uma futura profissionalização qualificada nas áreas da produção primária e secundária, respetivamente. O estudante de Engenharia Agronómica realizará um estágio no último ano que lhe proporcionará o contacto com a realidade profissional.
Group 2 Copy 15 Licenciatura em Geologia
Licenciatura em Geologia

Licenciatura em Geologia

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

Anjos Ribeiro

Contacto

lic.geo.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O 1º ciclo de estudos em Geologia tem como objetivo dotar o aluno com uma sólida formação básica na área das Ciências da Terra, de modo a consolidar competências indispensáveis a uma futura profissionalização qualificada em Geologia.

Formação complementar

Permitindo e estimulando a flexibilidade na formação complementar ao nível do primeiro ciclo, os estudantes de licenciaturas da responsabilidade do DBIO têm ao seu dispor um elevado número de opções (até 54 ECTS), que facilitam a escolha de percursos alternativos e diversificados.  Como exemplo, a licenciatura em Biologia, pode apresentar formação complementar em Agronomia, Astronomia, Física, Geologia, Informação Geográfica, Informática, Matemática e Química. 

2º Ciclo - Mestrados

Group 2 Copy 15 Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução
Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução

Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

António Múrias

Contacto

m.bge.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução tem como objetivo a formação avançada de licenciados em Biologia, Ciências Agrárias e Veterinárias, ou licenciaturas afins, que pretendam adquirir uma pós-graduação no domínio da Biodiversidade e Biologia Evolutiva, ou que desejem aprofundar ou aplicar estes conhecimentos. Serão considerados os diferentes níveis de organização, desde os genes e genomas às populações e ecossistemas. Pretende-se proporcionar uma formação aprofundada na utilização de novos métodos analíticos e no uso de tecnologias recentes, nomeadamente no domínio dos sistemas de informação geográfica e da utilização de técnicas de genética molecular e populacional.
Group 2 Copy 15 Mestrado em Biologia Celular e Molecular
Mestrado em Biologia Celular e Molecular

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

José Américo Sousa

Contacto

m.bcm.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O Mestrado em Biologia Celular e Molecular promove a excelência da formação avançada em áreas emergentes e interdisciplinares de Biologia Celular e Molecular, através de trabalho de investigação/estágio. É amplamente reconhecido que este ciclo de estudos prepara fortes candidatos a doutoramento, apresentando-se bem treinados e confiantes para desenvolver investigação em moldes internacionais, mas também sensibiliza os estudantes para as possíveis oportunidades profissionais que um mestrado interdisciplinar oferece fora do mundo académico e a relevância dos seus conhecimentos para o progresso social, cultural e tecnológico.
Group 2 Copy 15 Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas
Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Detalhes

Saídas Profissionais

Investigação na área da Biologia de Plantas (Investigador ou técnico de laboratório) Técnico Superior laboratorial em empresas na área agrícola, farmacêutica, entre outras Quadros superiores ou empreendedores na área da Biotecnologia de Plantas.

Director do Curso

Paula Melo

Contacto

m.bfbp.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas é um programa de formação avançada focado essencialmente na biologia molecular e celular e fisiologia das plantas, com uma forte componente de I&D+i em áreas que vão da agroalimentar à medicina, passando pelo ambiente e farmacêutica. Este curso privilegia a aquisição de competências em ferramentas moleculares que permitem o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas inovadoras, bem como o contacto dos estudantes com o tecido empresarial nesse setor, estimulando o empreendedorismo de base tecnológica e a transferência de conhecimento para a sociedade.
Group 2 Copy 15 Mestrado em Ecologia e Ambiente
Mestrado em Ecologia e Ambiente

Mestrado em Ecologia e Ambiente

Detalhes

Saídas Profissionais

Conservation of biodiversity, ecosystems, and protected areas Education for the environment and sustainability Sustainable management of natural resources Scientific research on biodiversity and ecosystems Environmental monitoring and ecosystem recovery Technologies applied to assessment and management of Environmental systems Enhancement of ecosystem services in natural, rural, and urban landscapes

Director do Curso

João Honrado

Contacto

m.ecoamb.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Este ciclo de estudos pretende dar formação pós-graduada na qual os estudantes adquiram os Este ciclo de estudos pretende dar formação pós-graduada na qual os estudantes adquiram os conhecimentos necessários à compreensão integrante dos aspetos biológicos inerentes aos domínios aplicados de Ecologia e Biodiversidade, Ecologia da Paisagem e Ordenamento do Território, Educação Ambiental e Turismo da Natureza, Tecnologia Aplicada à Gestão Ambiental e da Caracterização, Monitorização e Recuperação Ambientais, transmitindo as melhores práticas atuais. Destina-se a Licenciados com formação nas áreas de Biologia, Geologia, Ciências do Ambiente, Arquitetura Paisagística, Agronomia ou outras áreas afins.
Group 2 Copy 15 Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos
Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Detalhes

Saídas Profissionais

Técnicos Superiores do Sector Público e Privado; Investigadores; Consultores; Docentes.

Director do Curso

Aires Oliva Teles

Contacto

m.rba.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Formar técnicos especializados numa adequada gestão, exploração e preservação do ecossistema aquático. Foi especialmente desenhado para biólogos e licenciados em áreas afins, que pretendam melhorar os seus conhecimentos e aptidões em vários aspetos relacionados com o ecossistema aquático, de modo a garantir a sua preservação e uma exploração sustentada dos recursos.

2º Ciclo - Mestrados em colaboração ou com participação

Group 2 Copy 15 Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências
Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências

Detalhes

Com participação

Saídas Profissionais

O Mestrado abre as portas a carreiras de sucesso em: – Ensino das Ciências em meio: -Escolar (Ensino Básico e Secundário) – Progressão na carreira para professores (Processo de reconhecimento do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino e Divulgação das Ciências encontra-se em curso) – Académico (Ensino Superior). Divulgação das Ciências em contextos como: – Museus e Centros de Ciência – Universidades – Gabinetes de Comunicação de Unidades de I&D

Director do Curso

Paulo Carvalho

Contacto

m.edc.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências pretende proporcionar aos estudantes complementos de formação em temas centrais e atuais da ciência, não só com vista ao fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também visando desenvolver capacidades para refletir analítica e criticamente sobre a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica.

Com participação

Group 2 Copy 15 Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário
Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário

Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário

Detalhes

Com participação

Saídas Profissionais

Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.

Director do Curso

Clara Vasconcelos

Contacto

m.ebg.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurara uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Com participação

Group 2 Copy 15 Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos
Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos

Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos

Detalhes

Em colaboração com a FEUP

Saídas Profissionais

Gestão de agroecossistemas e de áreas florestais; Avaliação de risco de áreas contaminadas; Reabilitação de áreas contaminadas; Avaliação de Risco de Produtos Fitofarmacêuticos; Desenvolvimento e implementação de projetos de desenvolvimento rural e economia circular; Planeamento urbano, conservação da natureza e dos recursos naturais. Empresas, instituições públicas e outras organizações ambientais; Consultoria ambiental; Atividades de I&D nas áreas científicas de avaliação e remediação de solos; Elaborar e gerir projetos e criar novas ideias de negócio focadas na avaliação/remediação de solos (agrícolas, residenciais, industriais, florestal), incluindo a avaliação e a proteção das massas de água, dos ecossistemas e da saúde humana.

Director do Curso

Ruth Pereira

Contacto

m.ars.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
A conservação do solo irá ser um dos maiores desafios colocados à humanidade neste século. O solo sustenta 90% da produção de alimentos, rações, fibras e combustíveis, é o suporte dos ecossistemas terrestres, a base da atividade humana e será o nosso melhor aliado no combate às alterações climáticas. Para dar resposta ao complexo desafio de proteção do solo, este curso de mestrado, irá formar profissionais com as competências transversais essenciais em: Geologia, Hidrologia, Modelação, Ecologia, Ecotoxicologia, Microbiologia, Avaliação de Risco, Remediação de Solos e Sistemas Geográficos de Informação

Em colaboração com a FEUP

Group 2 Copy 15 Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética
Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética

Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética

Detalhes

Em colaboração

Saídas Profissionais

Indústria alimentar (biotecnologia alimentar); Engenharia ambiental (biotecnologia ambiental); Recursos marinhos (biotecnologia azul); Engenharia agro-florestal (biotecnologia vegetal e de sementes); Indústria (bio)farmacêutica e engenharia biomédica (química medicinal, regulação génica, biologia sintética, biotecnologia de plantas medicinais, bionanotecnologia); Investigação científica e desenvolvimento nas áreas da biotecnologia e biologia sintética; Consultadoria, gestão industrial e empresarial.

Director do Curso

Paula Tamagnini

Contacto

m.abbs.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética (M:ABBS) visa promover o desenvolvimento de capacidades avançadas de resolução de problemas no contexto das aplicações da biotecnologia e da biologia sintética, com uma forte aposta nas aptidões relevantes na interface da ciência-tecnologia-valorização económica, sem descurar aspetos éticos e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Em colaboração

Group 2 Copy 15 Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional
Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional

Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional

Detalhes

Em colaboração

Saídas Profissionais

Ómicas: Genómica, Transcriptomica, Epigenómica; Ciência de Dados; Desenho e Descoberta de Drogas/Medicamentos; Biologia Evolutiva; Desenvolvimento de Algoritmos e Bases de Dados Biológicas; Metagenómica.

Director do Curso

Luís Filipe Castro

Contacto

m.bbc.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional da Universidade do Porto incide num novo campo de interface das revoluções em curso em Biologia e Ciência dos computadores. O MBBC é um curso multidisciplinar com aquisição de competências em investigação, desenvolvimento e aplicação de metodologias computacionais de forma a expandir o conhecimento biológico, médico, comportamental e na saúde. A aquisição, tratamento e análise de dados nestas áreas são competências centrais do curso.

Em colaboração

Group 2 Copy 15 Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais
Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais

Mestrado em Toxicologia e Contaminação Ambientais

Detalhes

Em colaboração com o ICBAS

Saídas Profissionais

Director do Curso

Lúcia Guilhermino

Contacto

posgrad@icbas.up.pt
SABER MAIS
Mestrado conjunto com o ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar). O curso pretende fornecer conhecimentos e competências que permitam trabalhar na minimização dos efeitos deletérios da contaminação ambiental, que certamente se encontram entre os maiores dos desafios com que a sociedade está a defrontar. O curso tem um carácter multidisciplinar, estando apoiado numa investigação de excelência, fornecendo uma sólida formação científica e aplicada a diversas áreas profissionais.

Em colaboração com o ICBAS

3º Ciclo - Programas doutorais

Group 2 Copy 15 Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução
Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução

Doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

Nuno Ferrand

Contacto

pd.bge.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Condições de Acesso – Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal; – s titulares de grau de licenciado em Biologia ou áreas afins, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; – Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica.
Group 2 Copy 15 Doutoramento em Biologia
Doutoramento em Biologia

Doutoramento em Biologia

Detalhes

Saídas Profissionais

Director do Curso

Manuel Ferreira

Contacto

pd.bio.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O candidato tem de ter grau de mestre ou equivalente na área de Biologia ou área afim, um plano de trabalhos delineado para três anos de investigação científica e pelo menos, uma declaração de aceitação de orientação de um docente ou investigador qualificado, de uma das unidades de investigação reconhecidas pela faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Group 2 Copy 15 Doutoramento em Biologia Molecular e Celular
Doutoramento em Biologia Molecular e Celular

Doutoramento em Biologia Molecular e Celular

Detalhes

Em colaboração

Saídas Profissionais

Director do Curso

Claudio Sunkel

Contacto

hcmartins@icbas.up.pt
SABER MAIS
A Biologia Molecular e Celular é uma área forte na Universidade do Porto, e mais especificamente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, e na Faculdade de Ciências (FCUP), tendo uma longa tradição na oferta de estudos avançados em Biologia Molecular e Celular, tanto na investigação como no ensino.

Em colaboração

Group 2 Copy 15 Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura
Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura

Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquacultura

Detalhes

Em colaboração

Saídas Profissionais

Director do Curso

Vitor Vasconcelos

Contacto

pd.bma.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Condições de Acesso – Titulares do grau de mestre ou equivalente no âmbito das Ciências da Vida e do Ambiente e Engenharia, nomeadamente Biologia, Bioquímica, Bioengenharia, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Ciências Farmacêuticas, Engenharia, Oceanografia, Biotecnologia, Ciências e Tecnologias do Mar ou áreas afins. – Os titulares do grau de licenciado no âmbito das Ciências da Vida e do Ambiente e Engenharia, e/ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão legal e estatutariamente competente das Universidades do Porto e Minho. – Titulares de graus concedidos por Universidades estrangeiras desde que demonstrem curricularmente uma adequada preparação científica de base nos termos do nº1.

Em colaboração

Group 2 Copy 15 Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar
Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar

Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar

Detalhes

Em colaboração

Saídas Profissionais

Director do Curso

Maria da Natividade Vieira

Contacto

pd.ctgm.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
Candidatos de qualquer nacionalidade podem se candidatar. Do*Mar também está disponível a receber candidatos com graus fora das Ciências Naturais, especialmente aqueles que tenham desejo em inscrever-se nos ramos da Gestão Integrada do Mar e Progresso Tecnológico, Engenharia e Gestão de Negócios. Como regra geral, os três pré-requisitos seguintes devem ser atendidos para admissão ao Do*Mar: 1- Um grau de Mestre (M.Sc.) com um mínimo de 120 créditos ECTS; ou um ensino superior mínimo com 300 créditos ECTS incluindo pelo menos 120 créditos ECTS ao nível de um Mestrado universitário; 2- Uma nota mínima de admissão de 14/20, ou equivalente, no Bacharelato/Licenciatura (B. Sc.), e uma nota de 16/20, ou equivalente, no Mestrado (M. Sc.); 3- Uma prova recente de aptidão na língua inglesa.

Em colaboração

Group 2 Copy 15 Doutoramento em Contaminação e Toxicologia Ambientais
Doutoramento em Contaminação e Toxicologia Ambientais

Doutoramento em Contaminação e Toxicologia Ambientais

Detalhes

Em colaboração

Saídas Profissionais

Director do Curso

Lúcia Guilhermino

Contacto

lguilher@icbas.up.pt
SABER MAIS
O Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais é um 3º ciclo de estudos conjunto do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto, com a participação de 3 centros de investigação classificados como unidades de excelência em investigação científica pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Biologica Molecular e Celular (IBMC) e a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE).O PDCTA constitui uma plataforma de ensino avançado e de investigação de excelência incluindo docentes/investigadores de áreas diversas no âmbito das Ciências do Ambiente e da Vida.

Em colaboração

Group 2 Copy 15 Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências
Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências

Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências

Detalhes

Com participação

Saídas Profissionais

Director do Curso

Clara Vasconcelos

Contacto

pd.edc.diretor@fc.up.pt
SABER MAIS
O programa de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (DEDC) pretende fomentar a formação avançada de professores e divulgadores de ciências. Este programa congrega docentes da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e de diversos departamentos, reunindo saberes de outras áreas como a Matemática, a Física, a Astronomia, a Química, a Biologia e a Geologia.

Com participação

Group 2 Copy 15 Programa Doutoral em Ciências Forenses
Programa Doutoral em Ciências Forenses

Programa Doutoral em Ciências Forenses

Detalhes

Com participação

Saídas Profissionais

Director do Curso

Teresa Magalhães

Contacto

posgraduacao@med.up.pt
SABER MAIS
Dotar os futuros cientistas forenses de conhecimentos e capacidades adequados à resolução eficaz das questões ligadas à prova no domínio das ciências forenses, à prevenção da violência e à intervenção em vítimas, sensibilizando-os e preparando-os, também, para uma atitude de trabalho interdisciplinar.

Com participação

Especialização em Ilustração Científica

Formação Contínua

Group 2 Copy 15 Aquacultura Sustentável: para uma economia azul mais ecológica
Aquacultura Sustentável: para uma economia azul mais ecológica

Aquacultura Sustentável: para uma economia azul mais ecológica

Detalhes

Unidade de Formação Contínua

Saídas Profissionais

Director do Curso

Aires Olivia Teles

Contacto

formacao.continua@fc.up.pt
SABER MAIS
Este curso fornecerá aos alunos novas competências e estratégias para promover a aquicultura ecológica e sustentável, no contexto de uma economia azul que se pretende mais verde.  Os alunos irão obter competências sobre a importância da aquicultura no contexto da segurança alimentar; sistemas de produção aquícola e seus impactos ambientais; produção aquícola onshore, offshore e em mar aberto; sistemas de produção em monocultura, policultura e integrados; qualidade da água e seu tratamento com sistemas de recirculação; Serviços ecológicos da aquacultura; principais espécies exploradas e potenciais novas espécies para diversificação da aquicultura; nutrição e alimentação; Saúde e bem-estar animal e prevenção de doenças; aquicultura de precisão. O curso enquadra-se na oferta formativa do Programa Multidisciplinar da U.Porto, impulso Adultos, projeto cofinanciado pelos fundos do programa Next Generation EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência e possibilita, mediante concurso, acesso a um número limitado de Bolsas de Incentivo à Formação.

Unidade de Formação Contínua

Group 2 Copy 15 Bioinformática e Biologia Computacional
Bioinformática e Biologia Computacional

Bioinformática e Biologia Computacional

Detalhes

Curso de Especialização

Saídas Profissionais

Director do Curso

Pedro Ferreira

Contacto

formacao.continua@fc.up.pt
SABER MAIS
O objetivo deste curso é formar técnicos altamente qualificados na área da bioinformática e biologia computacional, quer de um ponto de vista teórico como de um ponto de vista prático. O curso é especialmente desenhado para ajudar os estudantes interessados em desenvolver as suas carreiras nas novas abordagens às ciências da vida, nomeadamente, biologia e clínica médica, a usar, e eventualmente criar, algoritmos e programas computacionais, e bases de dados para resolver problemas biológicos relacionados com proteínas, genes, genomas e respetivas interações. Estes conhecimentos podem posteriormente ser aplicados a problemas concretos, como a síntese seletiva de proteínas de valor industrial, ou desenvolvimento de novos marcadores moleculares para diagnóstico de doenças. Graduados em Bioinformática e Biologia Computacional desenvolvem excelentes e atrativas competências para o emprego na indústria, e investigação em ciências da vida.

Curso de Especialização

Group 2 Copy 15 Curso de Ciências de Animais Aquáticos de Laboratório (CAL-AQUA)
Curso de Ciências de Animais Aquáticos de Laboratório (CAL-AQUA)

Curso de Ciências de Animais Aquáticos de Laboratório (CAL-AQUA)

Detalhes

Unidade de Formação Contínua

Saídas Profissionais

Director do Curso

Aires Oliva Teles / Helena Peres

Contacto

formacao.continua@fc.up.pt
SABER MAIS
O curso CAL-AQUA tem como objetivo a capacitação dos estudantes para uso de organismos aquáticos como modelos experimentais. A frequência, com aproveitamento, deste curso permitirá a certificação como Técnico de Investigação para a realização de experimentação animal, de acordo com o Artigo 31º do Decreto-Lei 113/2013, alinhas a), c) e d), anteriormente designado por “Categoria FELASA B”. No final da UC, os estudantes ficam habilitados a requisitar a respetiva certificação à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Unidade de Formação Contínua

Group 2 Copy 15 Especialização em Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto
Especialização em Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto

Especialização em Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto

Detalhes

Curso de Especialização

Saídas Profissionais

Director do Curso

Maria João Santos

Contacto

formacao.continua@fc.up.pt
SABER MAIS
Objectivos: A sensibilização para a importância da Ilustração Científica na produção e produtividade científica, e portanto, na eficácia do processo de Comunicação de Ciência entre pares nas suas diferentes fases e contextos, e no desenvolvimento da Ciência em geral; A formação na área da Ilustração Científica, designadamente no que respeita os seus diferentes domínios, formatos e técnicas de ilustração; A promoção do intercâmbio de ideias/ilustrações entre cientistas e ilustradores da Universidade do Porto, como forma de assim fomentar a publicação em Ciência na UP;

Curso de Especialização

DEPARTAMENTO
  • Departamento
  • Instalações
  • Herança
  • Corpo docente
  • Corpo não docente
  • Contactos
  • Departamento
  • Instalações
  • Herança
  • Corpo docente
  • Corpo não docente
  • Contactos
ENSINO
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Doutoramentos
  • Formação contínua
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Doutoramentos
  • Formação contínua
INVESTIGAÇÃO
  • Áreas de Investigação
  • Centros Associados
  • Áreas de Investigação
  • Centros Associados
ESTUDAR
  • Estudar
  • Testemunhos
  • Estudar
  • Testemunhos
NOTÍCIAS E EVENTOS
  • Notícias e eventos
  • Biologia fim da tarde
  • Notícias e eventos
  • Biologia fim da tarde
LINKS ÚTEIS
  • Universidade do Porto
  • Faculdade de Ciências
  • DBIO Sigarra
  • NEBUP
  • Universidade do Porto
  • Faculdade de Ciências
  • DBIO Sigarra
  • NEBUP

© 2021 Departamento de Biologia da FCUP. Design by Glitz Design

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin Youtube