Reunião final do projeto Interreg Sudoe BIOMIC decorreu em Santoña, Cantábria
O projeto Interreg- Bioindicadores microbianos e tróficos do estado ecológico do ecossistema da zona costeira SUDOE BIOMIC, que conta com a participação de investigadores da FCUP, está a chegar ao fim e, nos dias 26 e 27 de janeiro, decorreu uma última reunião de todos os parceiros em Santoña, Cantábria na presença dos vários stakeholders dos países envolvidos no consórcio.
Depois de receberem as instituições participantes no passado mês de outubro na Faculdade de Ciências, as docentes do Departamento de Biologia, Olga Lage e Sara Antunes e a investigadora Eduarda Almeida, viajaram até Espanha para apresentar e discutir os resultados obtidos ao longo do projeto juntamente com todos os membros do BIOMIC.
Os resultados finais foram dados a conhecer às partes interessadas dos vários países, sendo que, a representar Portugal estiveram membros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) das Delegações do Centro, Rosa Oliveira, e Algarve, Conceição Gago e Alexandre Furtado.
Na iniciativa estiveram também presentes representantes de várias autoridades do governo local espanhol e de França. Após uma discussão geral, as várias instituições reconheceram o interesse da ferramenta microbiológica em desenvolvimento para análise do estado de ecossistemas de águas de transição na zona SUDOE, assim como a importância de dar continuidade ao projeto.