A tese de Cristiano Soares, doutorado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi distinguida pela revista científica Plants, do grupo de publicações suíço Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MPDI).
O trabalho do investigador da FCUP e do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, orientado pelas Professoras Fernanda Fidalgo e Ruth Pereira, está entre as melhores teses de doutoramento de 2022 avaliadas por este jornal científico.
Atualmente, o glifosato é o herbicida mais utilizado em todo o mundo, incluindo em Portugal, para controlo de vegetação indesejada. Embora frequentemente considerado como uma opção ambientalmente segura, na última década muito se tem debatido acerca dos potenciais impactos não-alvo deste agroquímico. Neste sentido, o principal objetivo da tese de doutoramento de Cristiano Soares, alumni do Programa Doutoral em Biologia (2017-2022) e investigador no Plant Stress lab (GreenUPorto & FCUP), foi avaliar os riscos da contaminação ambiental por resíduos de glifosato para plantas não-alvo, bem como desenvolver estratégias verdes para minimizar sua fitotoxicidade. De acordo com os dados obtidos, a presença de glifosato no solo é capaz de afetar o crescimento e desenvolvimento de plantas não-alvo, induzindo uma série de desequilíbrios bioquímicos e moleculares relacionados com o metabolismo redox e fotossíntese, e alterações ultraestruturais acompanhadas de perda da viabilidade celular. Ainda assim, foi possível o desenvolvimento de estratégias sustentáveis, tais como a aplicação de bioestimulantes ou o enriquecimento dos solos com matéria orgânica, para limitar os efeitos fitotóxicos do herbicida. De modo a obter uma visão holística, foi também estudado o impacto ecotoxicológico do glifosato, assim como de outro herbicida – flazassulfurão – em invertebrados do solo. Surpreendentemente, o glifosato não representou um risco acrescido para os invertebrados do solo, mas a presença de flazassulfurão, mesmo em níveis muito mais baixos, foi capaz de afetar o crescimento e desenvolvimento de todos os organismos testados.
Orientadores – Prof Doutora Fernanda Fidalgo (GreenUPorto/FCUP); Prof Doutora Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP).
As provas de doutoramento (Programa Doutoral em Biologia) do Cristiano Fortuna Soares ocorreram a 26 janeiro 2022
Poderão ver mais aqui.